Espiritualidade2019-03-21T14:30:15-03:00

Espiritualidade

O corpo nasce, tem seu tempo de ascensão, seu declínio e sua morte. A mente também tem seu tempo de duração. As emoções também são como múltiplas vidas dentro de uma vida, as vemos nascer e morrer várias vezes. Mas há algo que está por trás de toda essa diversidade de expressões humanas, é  essa presença inabalável de vida que alimenta todas as esferas e que chamamos de espírito. O espírito individual é a primeira dimensão do que é chamado de espiritualidade. Reconhecer a presença dessa esfera tanto teórica quanto experiencialmente é uma dádiva, uma benção. Essa conquista é uma das maiores metas de todo o ser humano, seja consciente ou inconscientemente. A segunda dimensão do caminho espiritual se dá através do reconhecimento do que está além de nossa individualidade, o que eu chamo de nossos verdadeiros pais, ou seja, da origem de tudo o que se apresenta no mundo como conhecemos e do que não conhecemos. Nossa relação com o todo é permeada de ilusões e emoções mal compreendidas, o caminho para a cura desses enganos é gradual, passa pelas etapas anteriores, ligadas ao corpo, respiração, mente, emoções e pela descoberta da espiritualidade na dimensão individual.

Do ponto de vista da psicologia do yoga, esse caminho integral é a abordagem terapêutica pela qual todo o ser humano deve passar para a cura profunda de seus sofrimentos.

O yoga é um caminho de inclusão das várias esferas humanas por excelência, uma herança universal da qual temos muito a nos beneficiar em nossa sociedade atual.

Veja o tópico anterior: Mente e emoções