Introdução à Bhagavad Gītā – integrando Sāṃkhya, Yoga e Vedānta

Celebrando os 1.000 anos de Śrī Rāmānuja* – 1017 – 2017

*Um dos maiores mestres da história da Índia, grande expoente da linhagem do Prof. Krishnamacharya e autor de um dos mais reconhecidos comentários tradicionais da Bhagavad Gītā.

A Bhagavad Gītā é uma das escrituras mais reverenciadas de toda a Índia e do mundo. Sendo parte do Mahabharata, ela une a beleza de um épico com a profundidade dos ensinamentos sobre psicologia e espiritualidade (Sāṃkhya, Yoga e Vedānta).
O Prof. Srivatsa Ramaswami diz Sāṃkhya e Yoga têm sido menosprezados por Vedantinos em suas interpretações dos ensinamentos da Bhagavad Gītā, mas a Gītā não pode ser compreendida adequadamente se não fizermos o caminho do Sāṃkhya e do Yoga.͟ Srivatsa Ramasvami e Krishnamacharya (seu professor) nasceram em famílias de diferentes linhagens de Vedānta (linhagem de Shankara e de Rāmānuja, respectivamente), mas ambos concordavam com a importância desse resgate.

Prof. Jorge Luís Knak dedica-se ao Yoga desde 1994. É professor certificado por Sri TKV Desikachar (1938-2016) com autorização para conduzir Cursos de Formação de Professores nesta linhagem. Atualmente, é aluno do Prof. Paul Harvey (Inglaterra – www.yogastudies.org). Tendo estudado o Bhagavad Gītā em diversas oportunidades com seus professores, oferecerá uma introdução a essa escritura enfatizando o ele entre os ensinamentos de Sāṃkhya, Yoga e Vedānta.

Informações
Duração: 6 meses (1 sábado por mês – 9:00 às 12:30 e 14:00 às 17:30)
Início: 7 de outubro de 2017
Local: Porto Alegre – RS
Inscrição: As inscrições devem ser realizadas até 15 de setembro para que possamos definir o local de acordo com o número de participantes.
Valor: 6 parcelas de cento e noventa reais (Inscrição + 5 parcelas)
Contato: jorgeknak@gmail.com / (51) 98191-9229

Curso aberto a todos os interessados

jñāna karmātmike niṣṭhe yogalakṣye susaṃskṛte |
ātmānubhūti sidhyarthe pūrva ṣaṭkena codite ||

“͞Estando bem estabelecido no caminho que une sabedoria e ação, o propósito do yoga é realizado.”

(Śrī Yamunacharya – Gītārtha Saṃgraha – Verso 2)

 

 

By |2019-06-07T11:00:40-03:0011 de agosto de 2017|Categories: Cursos|Tags: , , |0 Comentários

Sobre o Autor:

Jorge Knak
Professor de Yoga, Funcionário Público, pai de três filhos. Dedica-se ao Yoga na tradição de Krishnamacharya. Estudou na Índia com os Profs.TKV Desikachar, Kausthub Desikachar, S. Sridharan, Dr. Chandrasekaram e outros. Desde 2013 estuda com o Prof. Paul Harvey (Inglaterra), aluno direto de TKV desde 1976 e criador do "Centre for Yoga Studies" em Bristol.

Deixar Um Comentário