Mente e emoções2019-03-21T14:17:02-03:00

Mente e emoções

Por que dividir esse tópico entre mente e emoções? Não são uma mesma esfera?

Prefiro separar para entendermos a diferença entre o nosso estado mental básico e as emoções que surgem como resposta às várias situações da vida com as quais nos relacionamos.

A mente é o ambiente que é beneficiado com as atividades descritas no tópico o corpo e a respiração, pois uma boa alimentação, a prática adequada de asana e pranayama e uma rotina equilibrada nos oferece como resultado uma melhora em qualidades como atenção, clareza mental, relaxamento e sensibilidade. Tais qualidades são extremamente bem-vindas, mas não são suficientes para o amadurecimento e realização pessoal. Pois ainda é preciso entender nosso desejos, nossas frustrações e, além disso, conhecer nossas camadas internas mais profundas. Nossas identidades, nossos desejos, frustrações e medos dão nascimento às várias emoções que surgem na interação com o mundo. É necessário identificar suas principais expressões e conhecer sua estrutura de funcionamento tanto específica (individual) quanto universal.

Ainda assim, como dito antes, ainda teremos pela frente o conhecimento de uma camada mais profunda e abrangente que a mente e as emoções. Essa camada é a que abordamos quando tratamos da espiritualidade.

Veja o tópico anterior: O corpo e a respiração
Veja o tópico seguinte: Espiritualidade