O corpo e a respiração2019-06-18T21:06:42-03:00

O corpo e a respiração

Uma boa alimentação, a prática adequada de āsana e prāṇāyāma e uma rotina geral saudável são os principais cuidados diretamente relacionados ao corpo físico.

O alimento é a matéria do corpo e, além disso, define algumas características básicas da qualidade mental. Não há uma dieta que seja adequada a todas as pessoas. Nutricionistas ou médicos ayurvédicos são pessoas indicadas para esse acompanhamento.

O āsana e o prāṇāyāma são práticas específicas do yoga que influenciam fortemente o corpo, a respiração e a qualidade mental. Assim como qualquer método de desenvolvimento de saúde física e mental, devem ser prescritos por um profissional com ampla formação.

A rotina geral à qual aqui me refiro envolve o lazer, o trabalho, a relação familiar, o repouso, os estudos, ou seja, as atividades que compõem um cotidiano rico e maduro. Auxiliar no equilíbrio dessas várias atividades nas diferentes fases da vida é uma das importantes tarefas do terapeuta ou professor de yoga. A rotina influencia diretamente o estado do corpo, da respiração (e vitalidade) e da mente.

Artigo relacionado: Um lírio de Deus.

Veja o tópico seguinte: Mente e emoções