Solange Wittmann2020-02-01T22:56:34-03:00

Solange Wittmann

Por mais de vinte e cinco anos minha vida profissional foi na área administrativa. O yoga veio a meu encontro em 1999, primeiramente com fins terapêuticos e por dez anos fui, de forma gradativa, percebendo que havia algo além do bem-estar que aquela atividade me trazia.

Como frequentemente acontece, uma mudança acabou me levando a optar por descobrir onde residia o sutil do yoga, e assim começou meu caminho.

Em  2008/2009  fiz o curso de Formação de Professores de Yoga na Montanha Encantada – SC – Brasil.

O divisor de águas. Em 2010 quando iniciei o  Curso de Formação de Professores de Yoga com o Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti descobri a Tradição de Yoga de Krishnamacharya.

Mais tarde em 2014, inicia a Odisseia Índia.  Sob orientação do meu professor Jorge Knak, me matriculei no curso O Coração do Yoga, no Krishnamacharya Yoga Mandiram em Chennai. O primeiro módulo requeria que eu permanecesse quarenta dias na Índia o que me proporcionou uma experiência dupla, rica e intensa de aprendizados, dentro e fora da escola.

Nos anos seguintes continuei meus estudos no KYM, fiz o  Curso de Formação de Professores,  Curso de Pranayama , estudos do  Mahanarayana Upanishad, retiro de estudos do Yoga sutra   e atualmente estou em formação em Yogaterapia.

Paralelamente, e durante todo esse período desde 2013, faço atendimentos individualizados, ministro aulas teóricas em grupos, mantenho a mentoria e supervisão de Jorge Knak e tenho participado  também dos cursos organizados por ele.

O brilho de um guru.  Uma sucessão de fatos inverossímeis me fez desembarcar em 2018, sob uma chuva torrencial, nos portões Jiva Campus em Hyderabad . Mal sabia eu que a malinha que eu trazia, preparada para os sete dias que eu planejava passar ali, haveria de me servir pelos próximos dois meses e meio e que no dia seguinte eu me iniciaria numa nova descoberta, o yoga devocional.

Além dessa vivência transformadora, na presença do Sri Chinna Jeeyar Swamy, mestre da mesma tradição espiritual de Sri Krishnamacharya ,  foram-me oportunizados também outros estudos: Gadya Trayam, Bhagavad Gita, Iniciação ao Sânscrito e Ishavasya Upanishad.

Quando o caminho é o fim. Fiz peregrinações aos locais onde Sri Krishnamacharya se inspirou, estudou e viveu.  Alwarthirunagiri e  Badrinath na India, Kailash e Lago Manasarovar  no Tibet.