O ELO PERDIDO DO YOGA

Samkhya e a dinâmica de aprisionamento e libertação

Ofereci, pela primeira vez, esse curso, a convite do Yoga Well Institute, sediado na Califórnia e dirigido pelo Professor Chase Bossart, que foi aluno direto de Shri TKV Desikachar e meu colega de estudos, por vários anos, na Índia.

2ª edição no Brasil.

São 20 aulas

4 meses de aulas

10 aulas ao vivo de 50 minutos + perguntas e respostas

10 aulas gravadas de 20 minutos

Para a edição brasileira o conteúdo que foi dado em San Francisco foi ampliado. Poderemos desfrutar mais amplamente desse conhecimento de forma que ele revele sua força, transformando a própria maneira como entendemos o yoga e como praticamos.

É necessário termos um entendimento profundo sobre o que é a mente e o que é a liberdade da mente para que possamos penetrar no yoga, no autoconhecimento. E quem nos oferece essa base sólida é uma escritura chamada “Samkhya Karika”, de Ishvara Krishna.

O Samkhya Karika, escrito há mais de 1.500 anos, traz benefícios a qualquer pessoa que busca o autoconhecimento, pois fundamenta o sistema de yoga e o entendimento do ser humano. Nele está a base da psicologia do yoga.

As várias dimensões mentais e seu papel na estrutura do ser humano, o sofrimento, a liberdade, o “eu” profundo e o ego, o autoconhecimento e as armadilhas desse caminho são alguns dos tópicos esclarecidos por essa escritura.

O considero como “o elo perdido do yoga” porque é um conhecimento que pouco tem circulado no ambiente do yoga moderno e essa ausência tem gerado muitas incompreensões entre praticantes e professores. Cabe ressaltar que, tradicionalmente, ele era considerado essencial para a busca do autoconhecimento. Essa era a visão, também, dos professores T. Krishnamacharya e TKV Desikachar.

O curso é composto de 20 aulas, conforme apresentado a seguir:

Ao longo de 4 meses teremos 10 encontros (conforme calendário abaixo) com 50 minutos de duração. Esses encontros serão ao vivo, porém, também será disponibilizada a gravação aos inscritos. Assim, o curso poderá ser acompanhado por alunos que não tenham condições de assistir ao vivo no horário definido e a aula, também, poderá ser revista pelos demais participantes a qualquer momento. Ao final de cada aula ao vivo será reservado um tempo para perguntas e respostas.

Além das aulas ao vivo, teremos 10 videoaulas adicionais, gravadas, com duração de cerca de 20 minutos, para dar suporte extra ao estudo.

As aulas serão conduzidas a partir de uma seleção de versos do Samkhya Karika e de versos complementares de outras escrituras que auxiliem na compreensão de cada tema.

ESTRUTURA DO CURSO

  • 10 encontros quinzenais, ao vivo e gravados com 50 minutos cada
  • As aulas gravadas ficarão disponíveis aos inscritos
  • Ao final de cada aula será reservado um tempo para perguntas e respostas
  • 10 videoaulas adicionais, gravadas, com duração de cerca de 20 minutos, para dar suporte extra ao estudo, visando a maior qualidade de entendimento do conteúdo.
  • Datas dos encontros ao vivo: 11/10/23 – 18/10/23 – 25/10/23 – 8/11/23 – 22/11/23 – 06/12/23 – 20/12/23 – 03/01/24 – 10/01/24 – 17/01/24
  • Horário: sempre às quartas às 18h30

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO

Valor

Equivalente a 4 meses de curso

– À vista R$480,00 (pix: jorgeknak@gmail.com)

– Parceladamento através do PagSeguro – acesse esse link para ser direcionado para o pagamento > https://pag.ae/7ZQEBY22J

Observações

– Só será aceita inscrição para o curso completo (4 meses de duração).

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO

1- Preencha a ficha de inscrição
2- Escolha a forma de pagamento (à vista pelo Pix ou parcelado pelo PagSeguro)
3- Envie o comprovante de inscrição no email cursodeyoga@gmail.com ou no WhatsApp 51 98257-1061
4- Em até 24 horas após o envio do comprovante de inscrição serão encaminhadas as informações de confirmação de inscrição.

SOBRE O PROFESSOR JORGE KNAK

Dedicado ao Yoga desde 1994.

Certificado como “Yoga Teacher Trainer” por TKV Desikachar (Chennai –Índia) em 2006.

Oferece atendimento individualizado em Terapia e Educação em Yoga, além de conduzir cursos no Brasil e exterior.

Mantém seu aprendizado e supervisão regular com a Professora Dra. Latha Satish (Índia), Phd em Psicologia pela Universidade de Madras, autora dos livros “Counselling principles and practices for yoga therapists” e “Asana Sahapathi”, conselheira sênior do Krishnamacharya Yoga Mandiram.

Vive em Porto Alegre, é casado e tem 3 filhos.