Kriya Yoga e Ashtanga Yoga na Tradição de Krishnamacharya

Curitiba – Março a Junho/2016

O curso “Kriyā Yoga e Aṣṭāṅga Yoga na tradição de Krishnamacharya” é requisito obrigatório para a participação no Curso de Formação de Professores (terceira edição de Curitiba) e é, também, aberto a praticantes que desejam aprofundar sua prática e sua compreensão das várias dimensões do sistema (darśana) apresentado por Patañjali. A participação é, portanto, aberta, inclusive, àqueles que não pretendem realizar a Formação. A realização dessa etapa deve ser vista como uma oportunidade de conhecer a tradição de Krishnamacharya, permitindo que a decisão de dar continuidade aos estudos através do Curso de Formação seja tomada com mais discernimento.
O curso é conduzido pelos professores autorizados e certificados diretamente por TKV Desikachar (filho de T. Krishnamacharya) para oferecer esse treinamento no Brasil.
Krishnamacharya foi um dos mestres que mais contribuiu com a união entre o Yoga clássico e a aplicação terapêutica, vinculando a compreensão do Yoga às várias etapas do crescimento pessoal.
Os professores Jorge Luís Knak e Maria Nazaré Cavalcanti iniciaram sua formação nessa linhagem em 2001, com a família de TKV Desikachar. Em 2006 receberam, diretamente do Prof. TKV Desikachar, a certificação de “Yoga Teacher Trainer” (autorização para conduzir cursos de formação nessa linhagem). Atualmente, continuam seus estudos com Paul Harvey, Srivatsa Ramaswami e professores do Krishnamacharya Yoga Mandiram. Seus aprendizados incluem āsana e Vinyāsa krama, Prāṇāyāma, mantra, canto védico, meditação, estudo detalhado de escrituras como Yogasūtra, Sāṃkhya Kārikā, Bhagavad Gītā, Yogarahasya e outros textos complementares que são utilizados, principalmente, para o desenvolvimento da prática pessoal e do amadurecimento psicológico e espiritual realizado através de atendimento individualizado.

O curso é composto de 4 módulos realizados ao longo de 4 meses. Os módulos serão realizados em fins-de-semana (sábado das 8:00 às 17:30 e domingo das 8:00 às 12:30).

O Kriyā Yoga é considerado, por Patañjali, a porta de entrada do processo de autoconhecimento. Seus três pilares são: 1) ações feitas com o propósito de reduzir perturbações e promover saúde física e mental; 2) estudo das escrituras que apresentam a constituição do ser humano, incluindo a estrutura física, a maneira como se estabelece a percepção, a criação e sustentação de tendências emocionais positivas e negativas, a personalidade, o Prana e a consciência; 3) amadurecimento da relação com o que está além do âmbito pessoal e compreensão dos limites do indivíduo.
O Aṣṭāṅga Yoga é o aprofundamento de Kriyā Yoga. A partir do amadurecimento gerado por Kriyā Yoga, a prática de āsana, prāṇāyāma e o estudo e a meditação sobre o conteúdo das principais escrituras nos oferece a possibilidade de ampliar os benefícios da estabilização mental e do autoconhecimento. Através desse caminho os obstáculos mentais podem, gradualmente, ser acessados e ceder frente a uma contemplação mais ampla e libertadora.

Alguns temas que serão introduzidos nos quatro módulos:

  • O Yoga enquanto sistema universal;
  • O Yoga como instrumento de pacificação: śamana;
  • O Yoga como instrumento de autoconhecimento e discriminação profunda: śodhana;
  • O papel de cada um dos membros do Kriyā Yoga: Tapas, Svādhyāya e Īśvara Praṇidhānā;
  • O caminho gradual no Yoga;
  • Viniyoga: desenvolvendo a prática pessoal de acordo com as necessidades e características de cada praticante;
  • Conceitos fundamentais para a aplicação de cada um dos membros do Aṣṭāṅga Yoga: Yama, Niyama, Āsana,
    Prāṇāyāma, Pratyāhāra, Dhāraṇā, Dhyāna e Samādhi;
  • Vinyasa Krama, Forma x Função e a prática de Asana;
  • Prāṇāyāma, sensibilização e interiorização;
  • Meditação com ênfase terapêutica;
  • Meditação clássica apoiada na análise e contemplação das escrituras;
  • Compreendendo a dimensão psicológica do Yoga Darśana e sua aplicação no acompanhamento
    individualizado;
  • O desenvolvimento paralelo de Sattva (clareza) e Viveka (discriminação dos vários aspectos da realidade
    humana) como elemento chave da aplicação do Yoga;
  • T. Krishnamacharya, suas contribuições e as várias faces de seu ensino;
  • Introdução de todos os temas abordados através das seguintes escrituras: Yogarahasya, Yogasūtra, Sāṃkhya
    Kārikā e Bhagavad Gītā.

 

Prof. Jorge Luís Knak

Se dedica ao ensino de Yoga há 21 anos. Junto com a Profa. Maria Nazaré Cavalcanti oferece formação de professores (em Porto Alegre e Curitiba) e dirige o Añjali Yoga, onde se dedica exclusivamente a atendimentos individualizados. Jorge é casado e tem três filhos.
Anos iniciais: de 1995 a 2001 sua experiência incluiu vários anos de estudo direto com professores como Lama Samtem (Budismo Tibetano), Glória Arieira (Vedanta) e retiros com outros professores que marcaram seu caminho (entre eles, Chagdud Tulku Rinpoche). Realizou diversos cursos de Yoga no Brasil, mas apenas no ano 2000 encontrou a tradição de Yoga com a qual se identificou e à qual passou a se dedicar.
Aprofundamento: Em 2001 iniciou seus estudos no Krishnamacharya Yoga Mandiram (Chennai – Índia). Seu
aprofundamento nessa tradição de yoga se deu, nesse período, através de 8 viagens à Índia para estudos intensivos com os professores TKV Desikachar, Kausthub Desikachar, S. Sridharan, Dr. N. Chandrasekharam e outros professores desta linhagem. Tais viagens corresponderam a 8 cursos intensivos com duração de um mês, além de orientação individual.
Entre os assuntos profundamente estudados nesse período estão asana, pranayama, meditação, aplicação individualizada clássica e terapêutica, psicologia do Yoga e estudo de escrituras diversas. Em 2011 realizou, na Áustria, cursos sobre o texto “Haṭha Yoga Pradīpikā” e sobre “Yogaterapia” com os professores Frans Moors, S. Sridharan e Kausthub Desikachar.
Estudos atuais: Em 2013 deu continuidade a seus estudos e sua prática pessoal, através de encontros individuais regulares por Skype, com o Prof. Paul Harvey (Inglaterra), aluno direto de TKV Desikachar por mais de 20 anos. De 2013 a 2015
dedicou-se ao estudo detalhado do Sāṃkhya Darśanam (sistema irmão do Yoga, considerado essencial para a
compreensão do ser humano, da estrutura mental e do caminho de meditação).
Em 2015 viajou à Inglaterra para estudos presenciais com seu professor e para um intensivo de 13 dias sobre o Bhagavad Gita (longa escritura que detalha o desenvolvimento gradual do caminho de Yoga) com o Prof. Srivatsa Ramaswami (aluno de Sri Krishnamacharya / 1888-1989).

Experiências profissionais:

Atua como professor de Yoga desde 1995, com ênfase em atendimento individualizado focado na orientação terapêutica integral. Em 2006, juntamente com Maria Nazaré Cavalcanti, recebeu certificação oficial do Prof. TKV Desikachar para ser responsável pela formação de professores na Tradição de Yoga de Krishnamacharya no Brasil.
É idealizador e fundador do CITEY – Colégio Integrado de Terapia e Educação em Yoga.

Professor nos seguintes eventos internacionais:

  • “Celebrating Yoga” (Sydney/Austrália);
  • “Krishnamacharya Yoga Festival” (San Francisco/Estados Unidos) com a coordenação e participação de seu professor TKV Desikachar ;
  • “Curso Preparatório para a Especialização em Yogaterapia” (Piesendorf /Áustria), intensivo de 10 dias que conduziu em parceria com o Prof. S. Sridharan (Diretor do Krishnamacharya Yoga Mandiram).

Professor convidado em outros Cursos e Simpósios:

  • “Emoções na perspectiva do Yoga” – (Educação e Espiritualidade: Ações na Cultura para a Paz – Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – NIETE)
  • “Introdução ao Yogasutra” (Formação de Yoga da Unipaz – Camboriú/SC)
  • Palestra: “Visões sobre a realidade e a mudança: a Psicologia do Yoga” (XIII Simpósio Internacional da Associação
    Junguiana do Brasil – Canela/RS)
  • Palestra: “Yoga e Saúde Mental” (Encontro Corpo e Mente – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Cursos conduzidos no Brasil:

  • Curso de Formação de Professores de Yoga na Tradição de Krishnamacharya (Curso com duração de 2 anos e meio
    realizado em Porto Alegre e Curitiba)
  • Compreendendo as Emoções e Aprendendo a Meditar (Porto Alegre e Curitiba)
  • A Face de Deus no Yoga (Porto Alegre)
  • Revelando o Yogasutra (Curitiba)
  • Contemplando o Sāṃkhya  Darśanam (Curitiba)
  • Yogarahasya: O segredo do Yoga na tradição de Krishnamacharya (São Paulo/SP)

Inscrição

Inscrições por email – cursodeyoga@gmail.com
Valor: 5 parcelas de R$220,00
Valor especial para inscrições até 5/11/15: 5 parcelas de R$190,00
Forma de pagamento: A primeira parcela será no ato da inscrição e as demais nos meses de Março/16 a Junho/16
(através de cheques pré-datados para o dia 10 de cada mês)

Datas
Módulo 1 – 19 e 20 de março/16
Módulo 2 – 16 e 17 de abril/16
Módulo 3 – 21 e 22 de maio/16
Módulo 4 – 18 e 19 de junho/16

Local
Gandiva Yoga Ashram – Curitiba

By |2019-06-07T11:01:33-03:0016 de setembro de 2015|Categories: Cursos|Tags: , , , , , |0 Comentários

Sobre o Autor:

Jorge Knak
Professor de Yoga, Funcionário Público, pai de três filhos. Dedica-se ao Yoga na tradição de Krishnamacharya. Estudou na Índia com os Profs.TKV Desikachar, Kausthub Desikachar, S. Sridharan, Dr. Chandrasekaram e outros. Desde 2013 estuda com o Prof. Paul Harvey (Inglaterra), aluno direto de TKV desde 1976 e criador do "Centre for Yoga Studies" em Bristol.

Deixar Um Comentário