YOGARAHASYA – Curso em São Paulo

O Segredo do Yoga na Tradição de Krishnamacharya

O Yogarahasya é uma linda e profunda escritura, de autoria do sábio Nathamuni (século IX) e resgatada por T. Krishnamacharya,  que abrange desde a aplicação terapêutica de técnicas do yoga até conceitos tão sutis e profundos quanto a prática meditativa e a relação com o caminho espiritual. Yogarahasya significa “o segredo do yoga”, ou seja, se refere àquilo que é essencial, àquilo que deve ser preservado com total cuidado.

Ao longo do curso analisaremos os principais versos que são responsáveis por formar o alicerce da Tradição do Yoga de Krishnamacharya não apenas no que se refere a seus famosos Vinyasa-s, mas também no que tange ao processo de desenvolvimento do praticante em seus diversos níveis.

Krishnamacharya foi professor de BKS Iyengar, Pattabhi Jois, Srivatsa Ramaswami, Indra Devi, TKV Desikachar , entre outros. E, curiosamente, todos eles com diferentes abordagens de ensino.  Conhecer o Yogarahasya nos torna capazes de entender como essa vastidão de ensinamentos brotou de um só professor e nos oferece um mergulho à alma desse grande mestre.

No capítulo chamado “Viniyogadhyayah” Nathamuni introduz a idéia que será desenvolvida detalhadamente ao longo da obra “O sábio, após profunda reflexão, proclamou que o Yoga fomado de oito membros (Ashtanga Yoga) é dividido em três tipos de prática: Srshti Krama, Sthiti Krama e Antyah Krama (Caminho de Desenvolvimento, Caminho de Manutenção e Caminho Interno ou Espiritual). Essas práticas seguem uma direção de acordo com a fase da vida do praticante.”

Além do estudo serão conduzidas sessões de asana, pranayama e meditação. As práticas serão acessíveis a todos participantes, não há pré-requisitos para participar do curso.

Data: 

25 e 26 de Maio/2013

Obs.: Aos interessados haverá uma palestra na sexta-feira à noite (24 de Maio).

Local:

Yoga Flow – São Paulo – SP

Inscrições: 

Detalhes em breve

Professor:

Jorge Luís Knak ensina Yoga desde 1995 em Porto Alegre.

Em 2001 iniciou seus estudos no Krishnamacharya Yoga Mandiram (Chennai – Índia) com TKV Desikachar , Kausthub Desikachar, S. Sridharan, Dr. N. Chandrasekharam e outros professores desta linhagem.

Atuou como professor em eventos como:

– “Celebrating Yoga” (Sydney – Austrália),

– “Krishnamacharya Yoga Festival” (San Francisco – Estados Unidos) com a coordenação e participação de seu professor TKV Desikachar ,

– Curso Preparatório para a Especialização em Yogaterapia (Piesendorf –Áustria) , intensivo de 10 dias que foi conduzido em conjunto com o Prof. S. Sridharan –Diretor do Krishnamacharya Yoga Mandiram.

Entre os ensinamentos orais que recebeu estão o estudo do Yogasutra e do Yogarahasya, aplicação clássica e adaptações de asana-s e seus respectivos vinyasa-s, pranayama, meditação, canto védico, psicologia do yoga e, paralelamente, a aplicação do ensino individualizado (abordagem tradicional do yoga) em seus diversos níveis.

Junto com a Profa. Maria Nazaré Cavalcanti realiza a formação de professores nessa linhagem (em Porto Alegre e Curitiba) e dirige o Anjali Yoga onde dá atendimentos individualizados diariamente.  Jorge é casado e tem dois filhos.

By |2019-06-07T11:03:57-03:0013 de março de 2013|Categories: Cursos|Tags: , |0 Comentários

Sobre o Autor:

Jorge Knak
Professor de Yoga, Funcionário Público, pai de três filhos. Dedica-se ao Yoga na tradição de Krishnamacharya. Estudou na Índia com os Profs.TKV Desikachar, Kausthub Desikachar, S. Sridharan, Dr. Chandrasekaram e outros. Desde 2013 estuda com o Prof. Paul Harvey (Inglaterra), aluno direto de TKV desde 1976 e criador do "Centre for Yoga Studies" em Bristol.

Deixar Um Comentário